TUDO SOBRE ASTROFÍSICA 🌠
TUDO SOBRE ASTROFÍSICA tempo de leitura: de 3 a 5 minutos
"A Astrofísica é o ramo da Astronomia que estuda o Universo e os diversos corpos que o compõem por meio das leis da Física e Química. As ferramentas utilizadas por essa ciência são telescópios, lunetas, radiotelescópios, polarímetros e telescópios espaciais.
Como a Astrofísica utiliza instrumentos muito específicos para a realização de suas observações, seu desenvolvimento ocorreu de forma satisfatória somente a partir do século XVIII, quando a maior parte dos aparelhos astronômicos já havia sido desenvolvida. Provavelmente, o telescópio espacial James Weeb, que substituirá o telescópio Hubble em 2018, é a ferramenta mais poderosa já criada para a obervação do universo. A Astrofísica desenvolver-se-á em grande escala após o lançamento desse telescópio, que ficará posicionado a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra e possibilitará a visualização de regiões desconhecidas do Universo."
Os objetivos da Astrofísica são a determinação da temperatura, estrutura física, composição química, forma de geração de energia, idade e evolução dos inúmeros corpos celestes dentro e fora do nosso Sistema Solar."
"Astrofísica é diferente de Cosmologia
Geralmente Cosmologia e Astrofísica são tratadas como a mesma coisa, mas possuem olhares diferentes sobre o mesmo objeto de estudo, o universo. A Cosmologia estuda o Universo a partir de todos os conhecimentos científicos possíveis, inclusive a Física e a Química. Enquanto a Cosmologia é um estudo mais geral a respeito do universo, a Astrofísica dedica-se somente às análises físicas e químicas.
Ramos da Astrofísica
- Astrofísica de altas energias: estuda os raios-X e raios gama emitidos por corpos celestes.
- Astrofísica óptica e infravermelho: observa as radiações eletromagnéticas emitidas por estrelas e galáxias na região do infravermelho e do visível do espectro eletromagnético.
- Radiofísica: desenvolve pesquisas astronômicas a partir de dados colhidos por meio de radiotelescópios.
- Física do meio interplanetário: investiga os efeitos da atividade solar desde as proximidades do Sol até a órbita de Júpiter.
- Ondas gravitacionais: campo que analisa as ondas geradas no espaço-tempo por meio da colisão de corpos celestes muito massivos.
Comentários
Postar um comentário